Pancreatite

A pancreatite é a inflamação no pâncreas, glândula responsável pela produção de alguns hormônios (insulina, somatostatina, glucagon) e de algumas enzimas digestivas. Pode se apresentar de duas formas: pancreatite aguda, quando a inflamação se desenvolve e é resolvida em pouco tempo; e crônica, quando a inflamação é persistente, podendo gerar danos permanentes.
Dores abdominais intensas, de início abrupto, com irradiação para as costas, e náuseas são alguns dos sintomas mais comuns da pancreatite aguda. As causas mais frequentes estão relacionadas a medicações e a migração de cálculos da vesícula que obstruem a porção final do colédoco, interrompendo o fluxo das secreções pancreáticas.
A pancreatite aguda geralmente é leve, mas pode ser muito grave, levando ao choque e risco de morte.
Já os sintomas da pancreatite crônica são, além da dor abdominal, diarreia e diabetes. Isso acontece porque o pâncreas vai perdendo as suas funções. O consumo de álcool em grandes quantidades e por tempo prolongado é a principal causa de pancreatite crônica e determina alterações pancreáticas irreversíveis.